Quantcast
Channel: Fabilândia » brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Meu coração paranaense…

$
0
0

PrintTumblrShare

Todo mundo sabe que moro em Sao Paulo mas meu coração, boa parte dele fica lá no Paraná. Meus irmãos moram lá (menos 1 que mora aqui também) e meu mozão (com minha enteadinha <3), além de sobrinhos e amigos pois morei lá por um tempo.

Mas o que tem lá que não tem aqui além desse povo todo e do frio que eu adoro, são as peculiaridades… na comida, nos costumes, no jeito de ser e de falar.

Só no sul tem cueca virada, ou como outros dizem, cueca rasgada ou ainda, cavaquinho! Um tipo de bolinho de chuva que não é bolinho de chuva, é muito melhor!

Só lá tem mimosa, ou como chamamos por aqui mexerica.

Também só tem lá o refrigerante de fibra chamado Fibz e as bebidas de café chamada Wake, da Melitta, ou melhor, tem lá, não tem aqui.

Lá também tem o chocolate da vaquinha, o MuMu e o leite, que é delicioso, da mesma marca.

Quem conhece as bandas do Paraná já passou pelo menos perto do barreado, um prato típico que não faz muito meu gosto, mas enfim, trata-se de uma iguaria com carnes cozidas, arroz e farinha de mandioca como acompanhamento e tem esse nome por ser feita em panela de barro e que dizem, fica melhor toda vez que requentado e servido bem quente.

Foi la que conheci a famosa Jurupinga, mas essa já é conhecida de todos os cantos do Brasil ne? rs

Quanto ao inverno, ahhhh o inverno, rigoroso, duro, cruel as vezes, com geadas e aspecto londrino, tem como acompanhamento o pinhão, que fica uma delicia no forno a lenha.

No Paraná ninguém leva uma jaqueta ao sair e sim uma japona, também ninguém carrega seus lápis dentro de um estojo mas sim de um penal.

Os hot-dogs são feitos com vina (salsicha) e lá tem o festival do pão com bolinho que é um sanduba de bolinho de carne frito, feito de varias maneiras e com vários acompanhamentos.

Também é de lá o sorvete maravilhoso da marca artesanal Los Paleteros… nunca comi de fato mas já comi com os olhos!

E como já escrevi sobre ele, mas não posso deixar de falar, de lá é o restaurante Madero, onde tem o melhor hambúrguer de cordeiro do mundo. São Paulo finalmente ganhou uma filial, yeah!

De lá é o time que mais aprendi a amar, o Coritiba, ou famoso Coxa onde joga o Alex, que já jogou para o Fenerbahce e por isso é muito querido dos turcos todos.

Adoro o Paraná com todas as minhas forças e pra quem não conhece eu recomendo… morei em Ponta Grossa, perto de Vila Velha, ponto turístico e onde tem a festa do chopp escuro, chamada Munchen Fest, uma versao menor da Oktoberfest, igualmente divertida devo admitir.

Hoje em dia vou muito mais para Curitiba, cidade do Jardim Botanico, o lugar mais lindo da cidade, do restaurante italiano Madalosso no bairro da Santa Felicidade, da Opera de Arame, da Pedreira, do Shopping Barigui, que adoro hehe… sem falar nos parques públicos.

Enfim, o Paraná não é só isso, claro, tem outros lugares super interessantes, quem sabe num outro post ne?

Vale muito a pena conhecer!

http://www.viafanzine.jor.br/001imag/04_11/vila_velha_pr1.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_m8cDpexN9-0/TNgo-8HzDwI/AAAAAAAADps/fsOPV7BY8HQ/s1600/jardimbotanico.jpg

Fica a dica,

Fabi


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images